segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

W3C é Injusto ao Divulgar Padrões Somente em Inglês

Quando acessamos a seção “sobre” no site do W3C lemos que o órgão é um consórcio internacional onde membros da organização, uma equipe fixa e o público em geral trabalham para desenvolver padrões para a internet. Daí vem a pergunta que revela uma certa injustiça: por que as versões normativas dos documentos só são divulgadas em inglês?

terça-feira, 13 de dezembro de 2005

Firefox Portátil

O Firefox é um navegador bacana, ágil, simpático e muito melhor que o Internet Explorer. Exatamente por este motivo tem muita gente usando ele. Neste mês, inclusive, ele ultrapassou a marca histórica de 10% de participação no mercado (com 85% para o I.E.).Agora, quem trabalha com muitos computadores diferentes (casa e escritório, talvez inclusive no portátil...), ou que frequentemente usa computadores públicos (faculdade, por exemplo) tem uma versão muito bacana do navegador, o Portable Firefox.O barato é que o Firefox Portátil não precisa ser instalado na máquina, ele roda diretamente de um penDrive ou até mesmo do seu iPod, mantendo o navegador com as mesmas configurações, os mesmos favoritos e até o mesmo history onde quer que você o utilize.Experimente em http://johnhaller.com/jh/mozilla/portable_firefox/deer_park/

segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Os Principais Erros Cometidos em Sites

Sou por assim dizer um dos maiores fãs de Jackob Nielsen, ele escreveu recentemente um artigo que vale a pena dar uma olhada. Trata-se do resultado de uma pesquisa sobre os 10 maiores erros cometidos por websites em 2005.

Segue abaixo uma tradução "rápida e rasteira" do artigo, que pode ser lido na íntegra em www.useit.com

Problemas de Legibilidade
Fontes ruins encabeçam a lista de problemas. Quase dois terços dos votantes reclamaram à respeito de fontes muito pequenas. Um terço reclamou sobre o baixo contraste de cores entre as fontes e o background.

Links não-padronizados

As principais regras na utilização de links são:
Torne óbvio o que é clicável: Para links de texto, use cor e sublinhado (e não sublinhe textos que não sejam links).
Diferencie links visitados e não-visitados. Explique o que os usuários vão encontrar atrás de cada link, e inclua alguns termos-chave no texto do link em sí (não use "clique aquí" ou outros textos não-descritivos).
Evite técnicas que quebrem a interação padrão entre links. Em particular, não abra páginas em novas janelas (excto para exibir PDF e afins)
Links são o elemento número 1 de interação na Web. Violar expectativas comuns de como links funcionam são certeza de confusão e atraso por parte dos usuários.

Flash
Flash deve ser utilizado para oferecer aos usuários poder e recursos adicionais que não são possíveis em uma página estática.O Flash não deve ser utilizado para "dar uma melhorada" em uma página. Se seu conteúdo é chato, reescreva os textos para torná-los mais interessantes e contrate um profissional para tirar fotos melhores.

Conteúdo que não é escrito para a Web
Escrever pra web significa fazer o conteúdo curto e direto ao ponto. Conteúdo para a web também deve responder às questões dos usuários e usar uma linguagem comum ao invés de termos polidos e frases feitas.

Busca ruim
Tudo mais nesta lista é bastante simples de se fazer direito, mas infelizmente corrigir problemas em sistemas de busca requer um trabalho considerável e investimento em software melhor. Vale a pena fazer, porque a busca é um componente fundamental da experiência do usuário com a web e está se tornando mais importante a cada ano.

Incompatibilidade entre navegadores

Hoje pessoas em número razoável utilizam browsers alternativos como o Firefox (e vários outros como Opera e Safari). Não despreze consumidores simplesmente porque eles preferem uma outra plataforma.

Formulários Trabalhosos
Formulários são usados com muita frequencia na Web e tendem a ser muito grandes, com muitas questões e opções desnecessárias.Existem cinco regras para resolver estes problemas:
Corte quaisquer questões não necessárias. Por exemplo, é realmente necessário que se escolha um cumprimento (Sr./Sra./Srta./etc.)?
Não torne campos obrigatórios a não ser que eles verdadeiramente sejam.
Suporte o recurso de auto-preenchimento (autofill) ao máximo evitando nomes de campos incomuns (use apenas Nome, Endereço, etc.)
Defina o foco do teclado para o primeiro campo quando o formulário é exibido.
Permita a digitação flexível de números de telefones, cartões de crédito e outros. É fácil fazer com que o computador elimine caracteres como parênteses e espaços adicionais.

Falta de informações de contato
Mesmo que números de telefone e endereços de email sejam os meios de contato mais requeridos, ter um endereço físico para correspondencia no site pode ser mais importante porque é um elemento-chave para criar credibilidade.

Layouts com largura fixa
Em monitores grandes, websites são difíceis de utilizar se eles não redimensionam a janela. De maneira análoga, se usuários tem um monitor pequeno e a página não utiliza um layout fluído, podem aparecer as tão indesejáveis barras de rolagem horizontais.

Ampliação inadequada de fotos
Uma das regras mais comuns para usabilidade em comércio eletronico é oferecer aos usuários a possibilidade de ampliar fotos de produtos. O pior erro é quando o usuário clica em "Aumentar foto" e o site simplesmente exibe a mesma foto numa nova janela.

domingo, 11 de dezembro de 2005

Firefox é Foda !

Uma foto, tirada pelo telescópio espacial Hubble, da estrela V838 mostra que o astro ficou impressionantemente parecida com o logotipo do navegador Firefox. A V838 é um de um tipo recém descoberto de estrela, que muda sua aparência de tempos em tempos. As chamadas estrelas variáveis podem mudar a sua intensidade do seu brilho em questão de segundos, ou levar muitos e muitos anos para tal. Entretanto, a V838 mudou completamente sua aparência nos últimos meses. “Normalmente eventos astronômicos acontecem durante espaços de tempos enormes, é muito raro testemunhar mudanças significativas em objetos individuais durante a vida de um só ser humano,” diz a estudante de doutorado da Universidade de Cape Town, Lisa Crause, que trabalha no Observatório Astronômico da África do Sul.

Politica de Acessibilidade Adotada no Brasil

Segundo estimativas de Fletcher, existem 500 milhões de pessoas deficientes no mundo - um décimo da raça humana. Estima-se que, se o impacto em suas famílias for considerado, 50% da população é afetada. O censo de 1995, realizado pelo governo americano, entretanto, contradiz essa estimativa por ter identificação 20% de sua população (na época, 54 milhões de pessoas) como portadores de algum tipo de deficiência.
No Brasil, por não haver dados estitísticos confiáveis e/ou atualizados, as entidades públicas e privadas dedicadas aos problemas desse grupo populacional adotam o percentual estimado de 10%, equivalente a quase 17 milhões de brasileiros (calculados a partir da população total aferida pelo Instituto Brasileiro de Geagrafia e Estatística - IBGE, no censo de 2000).

segunda-feira, 5 de dezembro de 2005

Wireframe, documento cada vez mais importante

Aliado ao sitemap, o wireframe é um documento que se torna cada vez mais fundamental para o trabalho do arquiteto de informação, apesar de não ser (e nem pretender ser) uma régua de estilos para o layout e a criação das páginas de um site, como é erroneamente interpretado por muitos webdesigners. Sua função é estruturar o conteúdo de cada página, indicando o peso e relevância de cada elemento do layout e sua relação com os demais elementos formadores do todo.

sábado, 3 de dezembro de 2005

Teste Automático de Acessibilidade e Validação de Código

Existem ferramentas automáticas, disponíveis gratuítamente na Web, que avaliam a acessibilidade de páginas web, por meio de análise estátistica dessas páginas, e geram relatórios com observações sobre a avaliação. Essas ferramentas são úteis tanto aos projetistas de sítes quanto aos auditores responsáveis pela avaliação de acessibilidade de portais web governamentais.