terça-feira, 31 de janeiro de 2006

25% dos Usuários Web São Deficientes

Sabiam que cerca de 25% dos usuários da Internet têm algum tipo de incapacidade e como tal têm problemas de acessibilidade? Alguns podem ser cegos, amblíopes, disléxicos, ser deficientes motores, etc… e como tal a sua forma de verem a web é totalmente diferente.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

Skype for Windows Mobile 2.0

O pessoal da Skype liberou a versão 2.0 do seu aplicativo para Pocket PC (Windows Mobile), com muitas correções de bugs e melhorias gráficas, porém sem suporte a vídeo. Não uso o Skype no PDA, mas imagino que não há muitas pessoas com um PDA com câmera de videoconferência e wireless, portanto compreensivel a atitude da Skype em não desenvolver algo que terá pouco público.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

Microsoft Recomenda uso de Software Apple

A Microsoft está lentamente acabando com algumas das suas aplicações para Mac.O Internet Explorer/Mac deixou de ser desenvolvido em 2003 e no dia 31 de Janeiro deixará de ser possível fazer o seu download na própria página da Microsoft.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

Tutoriais Google e Gmail

Para muitos o Google é melhor buscador da Internet, eu sou um dos que concordam com isso, então nada melhor do que deixar o que é bom, melhor ainda, mas como?
É aí que entra o
Google Guide, pois é um site que possui vários tutoriais que te ajudam a entender a forma como o Google faz uma busca, ou seja, entender a sintaxe das consultas, e muito mais. Essa dica foi publicada no site Dicas-L, que publica diariamente dicas de Linux e dicas de vários outros assuntos. Confiram aqui o texto original Guia do Google.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

O Código Aberto da Vida

O site br-linux.org publicou um link para o texto O código aberto da vida.
É um texto muito interessante e traça uma comparação entre o movimento OpenSource e a vida, dizendo entre outras coisas: “O OpenSource existe, neste universo, há cerca de 3 bilhões de anos atrás. A vida é OpenSource desde seus primórdios.”. Fica aí a dica, o texto foi publicado originalmente no site Planeta Ubuntu Brasil.
Acho que vale a pena ler.

terça-feira, 10 de janeiro de 2006

Flexibilidade do CSS em Ambientes CMS

CMS ou Content Management System, significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. São aqueles sistemas como o Contribute da Macromedia onde você o adapta a websites para que seu cliente que não sabe nada de HTML possa atualizar o próprio site sem a necessidade de “mão de obra” especializada. A cada dia grandes e pequenas empresas adotam a utilização destes sistemas para facilitar a atualização de conteúdo centralizando em um departamento de marketing por exemplo. As razões obvias disso é remover um dos passos no processo de atualização do site, reduzindo custos com terceiros e deixando a responsabilidade nas mãos do responsável pelo próprio conteúdo. Simples e eficiente.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2006

Design Patterns

Patterns é uma importante ferramenta de trabalho do designer de interfaces que pode ser traduzido em bibliotecas de “melhores práticas” de dispositivos e elementos usados no processo de concepção de uma interface interativa.Essas bibliotecas focam seu conteúdo em problema, contexto e solução ilustrados em exemplos de uso, numa tentativa de guiar o designer a usar o seu conhecimento dentro do contexto abordado em seu projeto específico.

domingo, 1 de janeiro de 2006

Design e Credibilidade

Projetar e executar um site, tarefa que antes era executada exclusivamente pelo WebMaster, hoje é responsabilidade de não menos do que um grupo de profissionais multidisciplinares que complementam suas capacidades, ao invés de concorrer entre si. Porém, mesmo com todo o batalhão atrás, existe uma infantaria de combate que sempre chega primeiro é quem determina os rumos da batalha: são os designers. Eles não são mais importantes que ninguém, precisam do apoio logístico das outras elites de guerra (Arquitetura de Informação, Gestão de Projetos, Usabilidade, Programaçao de Dados, Estrutura de Servidores, Telecom e por aí vai), mas é para eles que o público olha na hora do "vâmo-vê". Literalmente.