sexta-feira, 17 de fevereiro de 2006

Dá Pra Deixar a Atualização nas Mãos do Cliente?

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo permitem que qualquer pessoa, por menos conhecimento técnico que tenha, seja capaz de atualizar um site de forma facilitada e com qualquer dispositivo conectado à internet. Essa geralmente é uma das exigências da maioria dos clientes, mas pode acabar prejudicando bastante um projeto bem executado.

Tomemos por exemplo um projeto construído em XHTML 1.0 Strict, com código limpo e marcações semânticas. Qual cliente vai ser preocupar, na hora de escrever uma sigla, de marcá-la corretamente com a tag acronym? Qual vai saber como informar através de marcação que a língua mudou em uma determinada palavra estrangeira?
Além desse problema, há tempo a questão da técnica de redação para a web. Sabemos que os textos devem ser concisos, com destaque de palavras-chaves, parágrafos curtos, bastante uso de listas e entretítulos. Irão todos os clientes ter essa preocupação?

Embora os gerenciadores de conteúdo ajudem grandemente na atualização do conteúdo, o ideal é que essa tarefa seja feita por um profissional qualificado, notadamente um webwriter. Esse profissional tem que saber a melhor forma de dispor a informação (se é através de texto, gráfico, multimídia etc.), a melhor forma de compor o conteúdo informativo e, além disso, saber marcar corretamente os termos que precisam ser marcados, para que a semântica do código não seja destruída.

Nenhum comentário: