sábado, 25 de novembro de 2006

O que é Acessibilidade Web ?

O termo "acessibilidade" é usado para descrever um problema específico em Web design: como tornar os sites disponíveis para aqueles com deficiências que poderiam impedi-los de ver, ouvir e navegar pelas páginas Web.

Um número significativo de deficiências causa impacto no uso da Web, incluindo aquelas relacionadas à visão, audição e motricidade. Alguns indivíduos com deficiência visual apóiam-se nas funcionalidades de fontes grandes e alto contraste do sistema operacional e do navegador para acessar páginas. Muitos deficientes visuais usam a tecnologia de leitura de tela. Impressoras Braille também são comuns, em que dados da tela são interpretados pela impressora e depois são impressos.

Pessoas com deficiência motoras podem usar teclados, mouses e dispositivos com apontadores especiais (tais como bastões especias seguros pela boca ou localizados na testa para digitar comendos no teclado. Também existem outros dispositivos, mas, em todos os casos, não é fácil usá-los (conhecidos como dispositivos de assistência) nos tipos de páginas Web que dominam a rede.

2 comentários:

Hugo N. Góes disse...

A Acessibilidade na internet (ou até mesmo fora dela: sistesmas desktop por exemplo), permite que quaisquer aplicações sejam o mais usual possível à todos que por ventura possam utilizar. É imprescindível para o usuário final seu estudo e aplicação. Por que, (ainda) hoje em dia, a gestão de uma empresa ou órgão público não dá devida atenção à essa prática?

Fernando Mansur disse...

Olá Hugo!

Tentando responder a sua pergunta, porque para uma empresa pública ou uma empresa privada isso significa nada. O usuário que tem algum tipo de deficiência na verdade não interessa para essas empresas, como se esse usuário não fosse um comprador potêncial de seus produtos e de seus serviços.